segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ad orientem




Na liturgia católica e ortodoxa a expressão Ad orientem (para o Oriente), Versus Deum (Virado para Deus) ou Coram Deo (de Frente para Deus) é a orientação em que o padre celebra a missa voltado para o Oriente, seja o oriente real ou litúrgico.
O oriente é, para nós (...) a direção em que se localiza Jerusalém, a cidade que é modelo do paraíso (chamado de Nova Jerusalém) e onde Nosso Salvador foi morto no madeiro da cruz. Também no oriente nasce o Sol e Jesus Cristo é o verdadeiro Sol pois é a luz do mundo.1
O oriente passou a ser antes o oriente litúrgico, que o oriente real. Uma vez que a maior parte das igrejas foi construída tendo o altar e o sacrário, em geral, no fundo dos presbitérios, inseridos a um retábulo, o sacerdote celebrava voltado para o Sacrário, onde segundo a doutrina católica, está Deus Filho (guardado sob as espécies consagradas), motivo pelo qual esta orientação é também chamada de "versus Deum", ou "Coram Deo", pois o padre fica voltado para Deus Filho. O padre assume, assim, postura de adoração idêntica à do povo, dirigindo as orações da Missa a Deus, voltando-se para a congregação nas admonições e para a homilia.1 A maioria dos ritos ortodoxos adotam até hoje a posição "ad Orientem" durante a Missa.
A orientação ad orientem se opõe a chamada versus populum, em que o sacerdote celebrante encara a assembléia de fiéis.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/

0 comentários:

Postar um comentário